sábado, 3 de março de 2012

Decoração Gastronômica

A cozinha é um lugar delicioso tanto para decorar quanto para cozinhar. Hoje iremos falar de decorações de pratos com o cozinheiro Rafael Vicente.

'' Olá!
 Muitas pessoas são potencialmente  gastronômicas, gostam de cozinhar por horas e horas e executar as mais distintas técnicas de preparo. Mas geralmente pecam na hora de decorar os pratos. 
 Para começar devemos ver que tipo de preparação se é fria, quente, doce, salgado. Também em que ocasião será preparada. Depois vem os quatro dicas para decora-lo:

1- Prato:
 Deve-se utilizar um prato de cor sólida, não precisa ser branco. Os pratos de cores fortes e vibrantes estão voltando, mas deve-se lembrar que a comida é o principal. Então cores que combinem com a preparação e principalmente que valorize-a. 
 Procurar pratos com de forma distinta da receita. Se for por exemplo, um ossobuco com risoto alla minalese (Risoto de tutano), como o ossobuco é redondo tentar usar um prato quadrado ou retangular.

2- Com o que decorar:
 Procurar utilizar ervas ou ingredientes que compõem a receita. Por exemplo, um Petit Gateau de goiaba com chantili de queijo utilizar goiabas desidratadas ou pedaços da fruta mesmo.
 Outro artificio muito usado agora para decoração gastronômica são as flores comestíveis. Podendo ser combinadas com pratos doce e salgado dependendo de sua especie. Nunca usar nas decorações artifícios não comestíveis.

3- Molhos:
 Molhos sempre são bem vindos, mas tomar cuidado para não exagerar. E por-lo embaixo da preparação. Por exemplo, um pastel folhado de file com cogumelos e molho de mirtilos, dispor o molho no prato de depois o pastel e alguma decoração.

Foto retirada do Blog http://cozinheiro.info

4- Usar a criatividade:
 Deixar a criatividade imperar, buscar novos artificios e metodos. Recomendo o livro Segredos na apresentação de pratos- Food Styling. Busque reenventar antigas apresentações. Como o Carpaccio recheado de rúcula na foto a baixo.

Foto retirada do site UOL

Espero que eu tenha ajudado, qualquer dúvidas e para mais dicas acesse meu Blog: http://blogdorafinnhavicente.blogspot.com/''





Casa das Capas & Cortinas
Fone: (51) 3031-5503
e-mail: contato@casadascapasecortinas.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário